HOME STAGING

O home staging é uma técnica criada por Barb Schwarz, em 1972, em plena crise imobiliária nos Estados Unidos, com o objetivo de valorização dos imóveis e, consequentemente, a venda.

E o que é Home Staging?

Para compreendermos este conceito, temos que entender, primeiro, o significado do termo. Home tem no seu significado “lar”, enquanto staging significa “encenação”. Dessa forma, o home satging consiste na prepração dos imóveis em cenários de teatro no sentido de estimular a capacidade sensorial dos potenciais compradores, desencadeando uma resposta emocional, influenciando a decisão de compra.

Este conceito expande-se pelos Estados Unidos, Canadá e Austrália, chegando à Europa em 1990, primeiro no Reino Unido, depois França e Alemanha.

Em 2011, o conceito chega a Portugal, no pico da crise imobiliária.

Torna-se importante referir que decoração não é home staging.

Na decoração, o objetivo é personalizar o ambiente, criar uma identidade com os seus moradores.

No caso do staging, o objetivo é despersonalizar o ambiente, preprando os espaços para que façam sonhar e que gerem um retorno financeiro. Portanto, trata-se de uma visão estratégica do negócio imobiliário procurando maximizar a funcionalidade, atratatividade e o valor dos imóveis.